domingo, 5 de junho de 2016

Mercado Iaô Itinerante leva música e artesanato ao Salvador Shopping

Tapeçaria, biojoias e cerâmica estão entre os artesanatos que podem ser vistos de segunda a sábado, das 9h às 22h, e aos domingos, das 13h às 21h, até dia 23

Forrozinho e música afro-baiana marcaram a abertura da segunda temporada do Mercado Iaô Itinerante, ontem, às 18h, no Salvador Shopping, com pocket show de Margareth Menezes e do sanfoneiro Celo Costa. O evento, gratuito, contou, ainda, com a exposição de 30 artesãos de regiões como a Costa do Dendê e a Costa do Descobrimento, além de Lauro de Freitas e da Península de Itapagipe, onde a versão original do Iaô acontece desde 2014.

Luciana Costa expõe seus torços no Mercado Iaô, que segue até dia 23 (Foto: Arisson Marinho)

“O Mercado Iaô representa a valorização profissional. Faço torços bem diferentes, mas só vendia para os itapagipenses. Com o projeto ganhei visibilidade. Um suíço gostou do meu trabalho e agora vou expor na Suíça e na França, no final do mês. Sou muito feliz de participar”, elogiou a artesã Luciana Costa, 41 anos, que é moradora de Itapagipe e ontem expôs seu trabalho no Iaô.
Tapeçaria, biojoias e cerâmica estão entre os artesanatos que podem ser vistos de segunda a sábado, das 9h às 22h, e aos domingos, das 13h às 21h, até dia 23. “O Iaô Itinerante traz o desdobramento do Mercado Iaô Ribeira, na intenção de buscar visibilidade. Estamos no maior shopping da cidade, onde circulam 50 mil pessoas por dia. Isso só fortalece a gente de voltar com uma segunda edição”, justifica a diretora executiva da Fábrica Cultural, Jaqueline Azevedo, realizadora do Mercado Iaô.
“É um brinde do Mercado Iaô, nesse período em que não estamos funcionando lá na Ribeira”, completa Margareth Menezes, presidente da Fábrica Cultural. “O Iaô traz a questão da economia criativa e a ideia é mover um pouquinho, para que a gente possa mostrar o trabalho dos artesãos”, completa, sobre a itinerância do projeto.
A programação continua com atrações como Zelito Miranda, sexta, e o ator e apresentador Jackson Costa, sábado. O evento tem apoio do Sebrae, da Rede Bahia, Ademi-BA e Mais Estruturas e Cenografias, além de patrocínio do Governo do Estado da Bahia por meio do FazCultura.
Fonte: redacao@correio24horas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário